18/05/2008

O último acto

O último acto é uma expressão já demasiado gasta, é verdade. Ainda assim, adequa-se terrivelmente. O sr. António, dono solitário do Actos, vai fechar as portas no final deste mês. Para quem não conhece, o Actos é um salão de chá, a puxar para o desconhecido, perto do Teatro de Carlos Alberto. Para os que conhecem, sim, é verdade, o Actos vai MESMO fechar, depois de 25 anos de existência. O Toni, como lhe chamo em segredo, riu a bom rir quando exclamei que tenho 26 anos. Devem entender o meu espanto. Daqui por duas semanas, acaba-se. É o fim do subir as escadas ao lado do Moinho, do tocar à campainha já a ouvir a música a tocar do outro lado da porta, do “Então, bem dispostos?” que o sr. António diz sem falhar enquanto estende uma mão em cumprimento. É o fim das 3 salas, ainda que só duas funcionem, das mesas altas cujo topo sai e serve de tabuleiro, das mesas baixas em vidro com cadeiras que deixam “os tomates junto ao chão como nunca tive” (uma das inúmeras frases poéticas que de lá saíram…). É o fim do delicioso bolo de bolacha, do refrescante cheesecake de frutos silvestres e do bolo de chocolate com demasiado chocolate, do chá Tropical Ice (um brinde do Estranho se descobrirem que sabor é), do chá de rooibos, que “está esgotado”, que “se esqueceu de comprar”, que por fim “tenho, mas só arranjei com baunilha, não te importas?”. É o fim das paredes pintadas em tons de salmão, das exposições de estudantes de pintura, dos candeeiros de lava coloridos, da pianola estragada e eternamente à venda, do balcão preto feito pelo próprio Toni. Basicamente, é o fim dos rituais de quinta-feira à noite e tudo por causa do fim de um contrato de arrendamento e da proposta de um novo contrato pelo dobro do valor... Vou tentar ir lá mais vezes nestas duas últimas semanas, quem sabe até comprar uma cadeira e uma mesa, se o saldo deixar, saborear tudo o que é aquele salão de chá pouco frequentado. Tenho a certeza que o sr. António agradece se mais gente lá aparecer, desconhecidos ou velhos conhecidos, portanto, todos ao Actos!!! 25 anos sempre são uma vida…

6 comentários:

O Estranho disse...

Esqueci-me de dizer horário e não me apeteceu editar texto: 22h30 até 02h00 ou mais...

Oriana Tavares da Rocha disse...

Engraçado...passei vezes sem conta por esse salão, nunca lá entrei por lhe achar pouco sugestiva a entrada e por opniões tão desfavoráveis desse mesmo local.
Agora assim descrito dá-me pena não ter entrado mais vezes e não ter sido reconhecida como cliente habitual...gosto desses sitios pequenos onde o dono nos conhece como se desde que nascemos.
Vou passar por lá, defenitivamente!!

Anónimo disse...

oh, soube a notícia por ti. tenho poucas (e talvez por isso inesquecíveis) memórias do Actos. o dono vai vender a mobília? gostava de poder guardar uma certa mesa e duas cadeiras...

.j.

pinky disse...

realmente enervantes esses últimos actos da vida grrrrrrrrrrrrr

O Estranho disse...

Ana Marta, sempre gostei daquele sítio, confesso que nunca percebi o motivo de estar sempre às moscas...
Joana, pois, eu também ando para perguntar se ele vai vender alguma coisa, mas esqueço-me sempre! Falei em comprar uma cadeira e mesa no texto, mas agora até estou mais inclinado para um belo serviço de chá... ;)
Pinky, é uma pena, mesmo, não só por o sítio ser quase da minha idade, mas também pelos motivos por que vai fechar...
Beijinhos para as três :)

Anónimo disse...

E lá estive para "assistir" ao previsto fim...mas pelo que percebi feliz novo começo agora por outras paragens.

uaréver ;)