14/02/2009

Boa noite. Quer ajudar-me a mudar o mundo?

I guess it's hard for people who are so used to things the way they are - even if they're bad - to change. 'Cause they kind of give up. And when they do, everybody kind of loses.

Nesta ponte, a vontade de dar um passo em frente ergue-se aos céus. Um passo em frente, vários metros em queda livre, completamente desamparada, e tudo acaba. Quem sou eu? Não sei, em breve poderei ser ninguém. Os carros passam por mim e ninguém pára. Não há um “mas”, apenas um “e”. “E” ninguém pára. Não sou invisível, sou uma pessoa, alguém que poderia perfeitamente ir num destes carros que não param. Eu também não pararia. Fecho os olhos e inspiro fundo, a cabeça a cair para trás. Não está a chover, não há nevoeiro, como em tantas outras noites na Arrábida, esse fumo húmido espesso que não deixa ver as luzes do Porto. “E” ninguém pára. Abro os braços, como se clamasse, como se quisesse voar, mas a pique, para acabar num splash no Douro. Splash. Um grande e pesado e sonoro… splash. Lembro-me do Trevor. Lembro-me dessa criatura do cinema, pura e inocente, que mudou o mundo. Mas também me lembro do Tyler. Ele mudou o meu mundo. Ou talvez só tenha soprado o nevoeiro para longe. Ninguém pára, you have to consider the possibility that god does not like you. Mas se ninguém pára, o que estou aqui a fazer? Saltar e não ser visto? Morrer sem valor, sem fazer com que alguém saiba por que morro? Morrer sem mudar o mundo, sem mudar o mundo de alguém? Desço do parapeito e aproximo-me da estrada. Se me atirasse para debaixo de um carro, não, de um autocarro, vários carros parariam. “E” talvez mudasse o mundo deles. “E” talvez soubessem por que o fiz. “Mas”… Passo pelos rails. Estou a pedir boleia. Vou mudar o mundo. Bem… “talvez” vá mudar o mundo. Um carro de cada vez. “E”… alguém pára. Numa ponte.

– Boa noite, ia atirar-me, mas mudei de ideias. Quer ajudar-me a mudar o mundo?

2 comentários:

O Estranho disse...

Primeira frase retirada de "Pay It Forward"; frase "you have to consider the possibility that god does not like you" retirada de "Fight Club".

pinky disse...

hoje estou sem forcinhas, pode ser amanhã?