10/05/2006

A Vida dos Bonecos - fim

Passaram-se anos. Muitos e longos anos. A cidade foi-se alterando, alargando-se e tornando-se mais suja, mas isso aconteceu longe dali. À volta do sítio onde uma pequena gota caíra e onde agora se erguia, imponente, uma macieira, foram construídas casas. A rua estava repleta de meninos que brincavam e corriam e gritavam. Mas havia uma menina que preferia ficar longe da confusão. Ficava no seu quarto, com vista para a imponente macieira, a recortar revistas e jornais para fazer bonecos. Tinha-os às dezenas, de todos os tamanhos e feitios, de todas as cores, bonecos que pareciam pessoas, bonecos que pareciam animais, bonecos que se espalhavam por todo o lado, em cima da cama, no chão, junto à janela, bonecos que fazia todos os dias quando chegava da escola e depois pedia ao pai para queimar, para que pudessem voar transformados em fumo para onde lhes apetecesse, bonecos que criava e que adorava tanto que não podia deixá-los a ganhar pó, esquecidos a um canto. Não, eles tinham de ser livres para poderem ver o mundo. A menina sentia-se feliz assim, sentia que criava algo maravilhoso, pois quase dava vida aos bonecos. Todos os dias cumpria o mesmo ritual: chegava vinda da escola, recortava o máximo de bonecos que conseguia até o pai chegar a casa, corria a abraçá-lo, iam os dois para as traseiras da casa e comiam uma maçã, enquanto viam os bonecos iniciarem a sua viagem em fumo…

Nenhum dos dois o admitia, mas ambos sentiam que a macieira se movia de forma estranha, nesta altura… Quase como se dançasse... Quase como se estivesse feliz...

8 comentários:

Anónimo disse...

e quem sabe, um dia, quando os prédios se aproximarem demais, não cortem a macieira e a transformemnum bloco, que vá parar às mãos de uma outra criança que ainda se lembre de fazer bonecos de papel e lhe permita mais uma vez fazer uma dessas maravilhosas viagens e matar saudades do pôr-do-sol visto de cima...

ou talvez não.

a história, como está, é maravilhosa...

Anónimo disse...

Olá. Fico feliz que tenhas gostado, polegar, e obrigado... Como está Lisboa? :) Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, amigo Estranho. Este comentário serve precisamente para assinalar o fim da saga dos nossos bonecos. Gostei muito da divisão do texto em partes. Essas pausas conferiram-lhe uma exacta medida de mistério e, por conseguinte, de curiosidade pela revelação do resto da estória. Um beijinho de parabéns.

.j.

ps: estou com umas certas saudades das pizzas feitas por ti ;)

psd: como estás?

cds-pp: o anúncio de tradutores free-lancer serviu para alguma coisa?

Anónimo disse...

Olá! Pois, tens saudades das pizzas, mas já nem dizes quando estás cá no Porto!!! És má! Assim não dá pra nos encontrarmos no café do cágado...;) Estou bem obrigado, mas o tal anúncio não deu em nada para variar... Mas lá vou tendo uns trabalhinhos de vez em quando, sempre dá para comprar farinha, queijo, etc. para as pizzas... Beijinhos

Anónimo disse...

Lisboa está solarenga e cheia de concertos e espectáculos e eu fechada no escritório na penúria... bah!
mas Londres estava liiinda! :P

bloco de esquerda: mas tu fazes pizzas boas???? quando é que vens cá????

Anónimo disse...

Hey, I know what you mean! Sol, calor, polen no ar, vontade de pegar na bicla, mas não senhora, preso em casa, quer dizer, no gabinete de tradução (pois...), agarrado a documentos de um aparelho que ainda não percebi bem o que faz porque foi escrito por engenheiros que, além de não saberem pontuar, não sabem acabar frases... Mas se os ingleses se queixarem a culpa é do tradutor, que além de ser malandro é careiro!

Pois é, vi umas fotos no polegadas que me pareceram familiares! TU FOSTE, perdão, FOSTES A LONDRES?!?! SORTUDA!
Pizzas... Oh isso é só quando os papás estão para fora... Ninguém me quer dar uma casa? ofereço pizza para o resto da vida!

Anónimo disse...

belo fim! delicioso! felizes esses bonecos voadores...
beijokas...be waiting 4 more...

Anónimo disse...

Estranho, não tenho subido ao Norte... Tenho viagem marcada para 15 de Junho. Então aí receberás um belo convite para lanchar no cágado ;)